Northern Lights Rooms

O lago e o campo. O fogo e o gelo. Essas são as principais características desse terreno islandês.

7-6.jpg

Ano: 2018 

Local: Lago Mývatn

Plataforma: Bee Breeders

Autores: Beatriz Barbieri, Julia Zarouk, Marcella Greghi, Maria Pia Laloni


Projeto feito para um concurso da Bee Breeders, em que desenvolvemos quartos para hospedagem de turistas no Lago Myvatn, na Islândia. O principal desafio era pensar em uma estrutura que permitisse assistir às famosas auroras boreais da cama, com conforto e protegido do clima extremo do país.

Os quartos para os turistas representam o gelo, e a casa de apoio, onde ficam os donos e sua equipe, representa o fogo. A Islândia é conhecida por esses dois extremos pois além de grandes geleiras e paisagens cheias de neve, é um país com grande atividade vulcânica, sendo assim o basalto (pedra de formação vulcânica) representa a outra grande parte da paisagem.

Pensando nisso projetamos os quartos com vidro totalmente reflexivo, porém um vidro com tratamento para não prejudicar as aves da região. Assim o quarto ficaria camuflado na paisagem, sem causar grandes impactos visuais, e também possui uma forma de um cubo rotacionado, como se fosse um gelo derretendo, a transição entre inverno e primavera.

Já a casa de apoio também tem pouco impacto na paisagem uma vez que implantamos de uma maneira que a fachada sul fica dentro da terra, protegida dos fortes ventos da região. Para recordar o fogo optamos por usar a pedra basáltica para a fachada norte, que além da estética interessante, é um ótimo isolante térmico.

14-1.jpg
13-4.jpg
15-6 (menor).jpg
22-2-1.jpg
9-1.jpg
INTERNO 1.jpg
10-1.jpg