FAZENDA VERTICAL

Concurso de ideias: Projetar.org

Ano: 2014

Local: Av. Paulista, São Paulo

Autores: Beatriz Barbieri ,Marcella Greghi, Maria Pia Laloni


As fazendas verticais possuem o intuito de melhorar a quantidade e a qualidade dos alimentos para à população. A produção vinda do interior tende à desperdícios no transporte, perda por pragas e contaminação por agrotóxico.

O sistema automatizado proposto permite triplicar a produção, os alimentos são plantados em bandejas que ficam dispostas umas sobre às outras, com altura mínima para entrada de luz e água. Para a colheita o mecanismo move as bandejas até um andar de apoio onde acontece a coleta e a limpeza dos alimentos. A energia necessária para esse mecanismo seria gerada por placas solares na cobertura do edifício.

As placas solares também fornecem energia para iluminação noturna. Com lâmpadas vermelhas e azuis que evitam o desperdício, uma vez que as plantas só absorvem uma parcela da luz visível, a produção é otimizada, com a vegetação crescendo dia e noite.

A água fornecida à plantação é recolhida da chuva através de um espelho d'água sobre a laje do térreo. Nele existem vegetações aquáticas que filtram a água e devolve seus nutrientes.

Para a integração com as pessoas, foi pensado em um térreo recuado, com jardim e  um supermercado abastecido pelos produtos cultivados pela fazenda. Para visitar as plantações propusemos uma rampa que vai do térreo até o restautante no último andar, que permite ver a plantação e todo o processo da fazenda, como também permite uma visão da Avenida Paulista.